Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra redução de crimes violentos em Sergipe

Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra diminuição de homicídios, latrocínios e roubos de veículos

O Estado de Sergipe registrou índices importantes de redução de crimes contra a vida e patrimoniais, comparando os anos de 2022 e 2023, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta-feira, 18. 

Referente aos homicídios, a queda foi de 22,1%. Em relação aos latrocínios, a diminuição foi de 54,5%. Também houve uma retração de 54% nos casos de roubo de veículos em Sergipe, sendo o estado brasileiro que mais reduziu esse tipo de crime no país. 

De acordo com o levantamento do FBSP, em 2022 ocorreram 578 homicídios em Sergipe. Já no ano passado, aconteceram 450 crimes desse tipo no estado. 

No caso dos latrocínios, roubos que resultam na morte da vítima, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública identificou 11 crimes desse tipo em 2022. Já no ano passado, ocorreram cinco latrocínios em Sergipe. 

Para o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, os resultados são fruto do compromisso das polícias Civil, Militar e Científica na preservação de vidas em Sergipe. “Estamos todos comprometidos com a qualidade de vida do povo sergipano, o que passa, sem dúvida nenhuma, pela segurança da nossa população”, destacou. 

João Eloy também ressaltou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança pública na redução da criminalidade, atestada pelo FBSP. “Quando tivemos alta da criminalidade em 2016, com índices negativos alarmantes, tivemos que ter pulso firme para atuar contra o crime, o que passou pela união de esforços e integração entre as polícias. Hoje, temos esses resultados e iremos continuar trabalhando para diminuir ainda mais a criminalidade em Sergipe”, afirmou. 

Além da integração entre as polícias, o secretário enfatizou que os investimentos em concursos, reajustes, equipamentos, aquisições de viaturas, reformas de prédios e elevação de unidades policiais são fatores que contribuíram para os resultados apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “O Governo do Estado está comprometido com a valorização profissional dos servidores da segurança, e o resultado é a melhoria da qualidade de vida do povo sergipano”, ressaltou. 

Primeiro em redução nos roubos de veículos

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também indicou que Sergipe foi o estado com a maior redução nos roubos de veículos no comparativo entre 2022 e 2023. Enquanto em 2022 ocorreram 1.605 casos, no ano passado aconteceram 774, representando uma redução de 54%.

Armas apreendidas

Os resultados de redução de crimes contra a vida e o patrimônio estão diretamente ligados à apreensão de armas de fogo ilegais. Em Sergipe, o volume de armamentos apreendidos cresceu 23,5% entre 2022 e 2023. Em 2022, foram retiradas de circulação 828 armas. Já no ano passado, houve 1.023 apreensões de armas de fogo.

Prisões por tráfico de drogas

Se as armas de fogo são o principal mecanismo utilizado para os crimes contra a vida e o patrimônio, o tráfico de drogas desencadeia disputas territoriais que impactam o índice de homicídios e roubos. Nos últimos dois anos, Sergipe registrou 2.439 prisões de investigados por tráfico de drogas, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Sem ocorrências de roubo a banco

Outro indicador que demonstra a efetividade das ações da segurança pública de Sergipe é que o estado não registrou investidas criminosas do ‘Novo Cangaço’, modalidade em que grupos fortemente armados e com veículos de alta potência e até blindados agem contra instituições financeiras e fazem reféns, atestou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na edição deste ano do anuário.

Fonte: SSP-SE

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of Katia Santana

Katia Santana

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *