Uma resolução administrativa do Partido Liberal (PL) determinou que filiados à agremiação estão proibidos de participar de coligações com partidos de esquerda nas eleições majoritárias municipais de 2024. A decisão é válida para todo o território nacional.
De acordo com o dispositivo, está vedada a presença do PL em coligações com a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), Federação Psol-Rede, “e demais agremiações partidárias de espectro político de esquerda em todo território nacional”.
O documento diz que os dirigentes e filiados que descumprirem a regra estarão sujeitos a uma série de sanções. Cancelamento de candidatura, revogação de resoluções, e anulação de convenções municipais são algumas das penalidades aplicáveis citadas no texto.
Por quê
De acordo com o Partido Liberal, a medida é justificada pela linha de atuação político-partidária “fixada pelo Órgão de Execução Nacional do PL, no interesse partidário, e com fundamento nas diretrizes legitimamente estabelecidas”. A resolução não detalha o que a sigla identifica como partido de esquerda.