Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nova lei cria o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social

Objetivo é aplicar recursos nas áreas da educação, segurança pública e saúde

Agente financeiro será o BNDES. Comitê gestor de fundo será vinculado à Casa Civil. (Foto: Maria Odília/Governo do Estado de Sergipe)

Sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Lei 14.947/24 cria o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), que tem o intuito de financiar equipamentos e serviços públicos voltados às áreas da saúde, educação e segurança pública.

De acordo com a norma, os recursos do FIIS serão captados a partir de  dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual da União (LOA), e via empréstimos e convênios celebrados com entidades da administração pública. O fundo terá como agente financeiro o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

O texto da lei prevê que o FIIS será administrado por um comitê gestor coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. A competência da delegação ainda não foi definida – será estabelecida em regulamento, mas ainda não há previsão. 

A nova norma tem origem no Projeto de Lei (PL) 858/2024, proposto pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO). De acordo com o parlamentar, a expectativa é que R$ 10 bilhões sejam destinados para investimentos em 2025.

Veto

O presidente Lula vetou o trecho que mudaria a Lei 4.320/64 para definir investimentos em infraestrutura social. Segundo a Presidência da República, essa norma, também conhecida como Lei do Direito Financeiro, foi definida pela Constituição como lei complementar. Assim, não poderia ser modificada por uma lei ordinária. O veto presidencial será analisado pelo Plenário do Congresso Nacional.

Com informações da Agência Câmara.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *