Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto que isenta aposentados de FGTS e INSS avança no Senado

Número de contratados beneficiários da política será limitado, conforme texto da proposta

Relatora do projeto no Senado recomendou a criação de dispositivo de limitação a número de contemplados. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (6), foi aprovado na Comissão Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal o Projeto de Lei (PL) 3.670/2023, que oferece isenção aos trabalhadores aposentados de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da contribuição previdenciária ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A proposição, de autoria do ex-senador por Mato Grosso Mauro Carvalho Junior (PRD), estabelece, ainda, que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) mantenha e divulgue uma lista de pessoas aposentadas aptas para voltar ao mercado de trabalho. O PL agora vai ao Plenário do Senado.

Segundo o texto da proposta, empresas com até dez funcionários podem contratar uma pessoa aposentada e obter isenção sobre o FGTS e contribuição ao INSS. Aquelas com 11 a 20 trabalhadores podem admitir até duas pessoas aposentadas. Empresas maiores terão isenção limitada a 5% do total de empregados.

Impacto

Relatora do projeto na CAE, a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) sugeriu que fosse criada uma emenda para limitar o número de aposentados que ficariam isentos das contribuições, pois, de acordo com a parlamentar, a falta de um dispositivo dessa espécie faria a contratação de idosos prejudicar jovens em busca de emprego.

Com informações da Agência Senado.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *