Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aracaju: inflação fica em -0,33% em agosto, segundo IBGE

Percentual é segundo menor registrado em capitais do Nordeste analisadas pelo instituto no IPCA

Aracaju teve quinto maior decréscimo em percentual inflacionário do Brasil em agosto. (Foto: Michel Oliveira/Prefeitura Municipal de Aracaju)

A inflação de Aracaju fechou o mês de agosto em -0,33%. O valor representa uma queda de 0,51 ponto percentual em relação a julho (0,18%). Essa é a primeira vez que a capital registra deflação no ano (baixa no preço de produtos e serviços). 

Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10).

Entre as capitais da região Nordeste analisadas no levantamento, Aracaju foi a que teve o segundo menor índice, atrás somente de São Luís, que teve inflação de -0,54 em agosto, a menor do Brasil. A capital sergipana teve o quinto menor percentual do país no mês passado. 

A variação acumulada do ano de Aracaju ficou em 3,68%. Já a variação dos últimos 12 meses fechou em 3,76%. 

Brasil

O Brasil terminou agosto com deflação (-0,02), primeira vez em que o país tem resultado negativo em 2024. O recuo em relação a julho (0,38%) aconteceu principalmente por conta da queda no preço da conta de energia.

IPCA

O cálculo do IPCA leva em conta 377 produtos e serviços, divididos em nove grandes grupos, e abrange as famílias com rendimentos de um a 40 salários-mínimos. 

A análise da evolução de preços dos produtos e serviços acontece nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além do Distrito Federal. 

Também são analisados os municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *