Uma análise do veículo Agência Tatu mostrou que, entre as capitais do Nordeste, Aracaju é a que mais possui candidatos a prefeito que apresentam em seus planos de governo propostas de prevenção aos desastres causados pela chuva.
Dos oito que concorrem à Prefeitura Municipal de Aracaju, sete mencionam medida de prevenção ou mitigação de desastres ambientais geo-hidrológicos, causados por chuvas intensas. Apenas o candidato Felipe Andrade (PCO) não cita nenhuma ação no programa de governo.
Segundo dados da AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aracaju tem índice de médio risco para inundações, enxurradas e alagamentos.
Além disso, estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) destaca que a cidade é uma das capitais brasileiras que não possuem Plano de Mudanças Climáticas.
Nordeste
O levantamento da Agência Tatu verificou que, dos 67 candidatos que concorrem em nove capitais brasileiras, 28,4% deles não propõem ações que busquem mitigar desastres ambientais geo-hidrológicos.
Maceió foi a capital com o menor número de candidatos com propostas que mencionam medidas claramente. Entre os seis que disputam o Executivo municipal, apenas dois apresentaram ações.