Dos R$ 857 mil gastos com anúncios nas redes sociais por candidatos a prefeito e a vereador nas eleições municipais de 2024 de Sergipe, até o momento, R$ 612 mil se concentram em Aracaju – 71%.
Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tratados e analisados pela aplicação Observatório de Impulsionamento Eleitoral, do site Núcleo Jornalismo.
As informações divulgadas por Casa de Sopapo compreendem o período de 16 de agosto, início da campanha eleitoral, até esta segunda-feira (30).
Na capital, quem mais gastou com impulsionamento foi Candisse Carvalho (PT), candidata a prefeita, com R$ 150 mil, seguida por Yandra Moura (União), também concorrente ao cargo, que empenhou R$ 147 mil, segundo a ferramenta.
A também candidata Delegada Danielle (MDB) realizou gastos que somam R$ 108 mil.
Zé Paulo (Novo) e Luiz Roberto (PDT) foram os que menos declararam ao TSE direcionamento de recursos para anúncios: R$ 2 mil e R$ 3,5 mil, respectivamente. Niully Campos (PSOL) e Felipe Vilanova (PCO) não tiveram registro de gastos dessa natureza, até agora.
Estado
No ranking de cidades sergipanas com candidatos que usaram mais recursos em anúncios nas redes, Carmópolis está em segundo lugar. Candidata à reeleição, a prefeita Esmeralda (PSD) gastou R$ 100 mil em despesa classificada como impulsionamento de conteúdo.
De acordo com a análise do Observatório de Impulsionamento Eleitoral, ela foi, até o momento, a única pessoa candidata do município a investir em anúncios.
Logo atrás de Carmópolis estão Nossa Senhora do Socorro (R$ 33 mil), Barra dos Coqueiros (R$ 20 mil) e São Cristóvão (R$ 15 mil). As cidades da Grande Aracaju são seguidas por Simão Dias (R$ 12 mil), Boquim (R$ 11,7 mil) e Lagarto (R$ 11,4 mil).