Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uma criança ou adolescente é agredido por dia em Sergipe, diz levantamento

Faixa etária de 15 a 19 anos é a que mais tem vítimas, conforme estudo

Na região Nordeste, o estado tem a menor quantidade de ocorrências. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em 2023, Sergipe registrou 450 casos de violência física contra crianças e adolescentes de até 19 anos de idade. Em média, foi cerca de um por dia. 

Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base em notificações oficiais de unidades de saúde. Ou seja, o número pode ser maior.

A faixa etária de 15 a 19 anos contabiliza o maior número de ocorrências verificadas no ano passado (288), seguida pelas crianças de 10 a 14 anos (88). Do total de vítimas, 21 foram bebês com menos de um ano de vida.

Já entre os menores de 1 a 4 anos, houve 27 registros de violência física. As unidades de saúde de Sergipe identificaram 26 casos envolvendo crianças de 5 a 9 anos, de acordo com o SBP. 

Na região Nordeste, o estado tem a menor quantidade de ocorrências. A Bahia lidera com 3.496. Logo atrás está o Ceará, que contabilizou 2.954 episódios de agressão.

Brasil

Ao longo de 2023, o país teve 71.598 casos de violência física contra crianças e adolescentes, sendo São Paulo a unidade federativa com a maior concentração de ocorrências do gênero.  

É como se, no Brasil, quase 200 crianças tivessem sido vítimas de agressão todos os dias, em média. O levantamento utilizou informações do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), mantido pelo Ministério da Saúde. 

De acordo com especialistas da SBP, os casos podem estar subnotificados. Isso porque muitos deles ocorrem dentro de casa ou no ambiente familiar, fazendo as crianças reféns dos agressores, além de recursos de notificação, tratamento e proteção das vítimas serem de difícil acesso em certas regiões do país.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *