Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

TCE planeja orientação a municípios sobre uso de recursos da concessão da Deso

Medida é elaborada por procurador-geral do Ministério Público de Contas

Objetivo é garantir maior transparência e eficiência na gestão de valores a serem recebidos. (Foto: Igor Graccho/Tribunal de Contas do Estado de Sergipe)

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) orientará os municípios sobre o uso dos recursos da concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A medida, proposta pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), Eduardo Côrtes, visa dar mais transparência à aplicação dos R$ 4,5 bilhões que serão injetados nos cofres públicos.

A orientação inclui a recomendação de que os recursos sejam depositados em conta específica e destinados a finalidades previstas em lei, como investimentos em infraestrutura, desde que inseridos no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O procurador destacou que esses valores não devem ser usados para despesas correntes, como dívidas municipais ou pagamento de pessoal.

Os recursos serão distribuídos proporcionalmente à população de cada município. Aracaju, o mais populoso, receberá mais de R$ 765 milhões. A concessão, parte do Novo Marco do Saneamento, tem como objetivo universalizar o abastecimento de água e o tratamento de esgoto no estado até 2033.

O contrato de concessão foi vencido pela Iguá Saneamento, que administrará os serviços pelos próximos 35 anos.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *