Sergipe ficou na 2ª posição do Índice do Varejo Stone Restrito, ranking nacional que mapeia resultados de pequenos, médios e grandes varejistas, em dezembro do ano passado.
Segundo o levantamento, o estado cresceu 3,5% no mês em relação ao mesmo período de 2023. Sergipe ficou atrás apenas de Roraima, onde o setor teve alta de 3,9%.
Em novembro e outubro, o estado também registrou variação anual positiva nas vendas do varejo – respectivamente, 8,4% e 6,3%.
O resultado de Sergipe em dezembro vai na contramão do resto do país, que fechou o ano com baixa no setor. A retração foi de 4,6% no Índice Restrito. Além de Sergipe e Roraima, só três estados tiveram ficaram no positivo: Goiás, Rondônia e Pará.
Mapeamento
Foram mapeados artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; livros, jornais, revistas e papelaria; móveis e eletrodomésticos; tecidos, vestuário e calçados; combustíveis e lubrificantes; e outros artigos de uso pessoal e doméstico.
O Índice Restrito exclui os segmentos de materiais de construção; veículos e peças; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (atacarejo).