Das cerca de 1,5 milhão de pessoas que vivem em áreas urbanas em Sergipe, só 17,4% residem em vias com rampas para cadeirantes – ou seja, pouco mais de 264,5 mil habitantes do estado.
Os dados são do Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, levantamento divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda assim, Sergipe está acima da média nacional (15%) e é o estado do Nordeste com o maior índice. O percentual também é superior ao de unidades federativas como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No quesito de infraestrutura analisado pelo IBGE, Aracaju é o município com melhor resultado, com 171,9 mil pessoas residentes em vias com presença de rampa para cadeirantes. Isso representa cerca de 28% da população.
A capital é seguida pelos municípios da Barra dos Coqueiros (26%), Frei Paulo (22%) e Indiaroba (22%).
Calçadas
De acordo com o estudo do IBGE, Sergipe é um dos estados com o maior percentual de moradores de região urbana que residem em ruas com calçada. O índice é de 90%. Só fica atrás de Goiás (92,9%) e Distrito Federal (92,6%).