O prazo para regularização do Título Eleitoral chega à reta final. Eleitores que não votaram, não justificaram ausência e nem quitaram seus débitos com a Justiça Eleitoral nas últimas três eleições, têm até o dia 19 de maio para normalizar a situação e evitar o cancelamento do Título. De acordo com dados disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergipe tem cerca de 45 mil eleitores faltosos, a maioria entre 25 e 29 anos.
Além de implicações no exercício dos direitos políticos, o TSE também destaca que a falta de regularização do Título de Eleitor pode comprometer a participação em concursos públicos, obtenção de passaporte ou carteira de identidade, recebimento de vencimentos, salários, proventos ou qualquer remuneração de cargo ou função pública, autárquica, paraestatal ou de empresas e fundações mantidas ou subvencionadas pelo governo. A regra é aplicada para todos os cidadãos aptos para votar, com exceção dos que têm o voto facultativo: maiores de 70 anos, menores de 18, pessoas analfabetas e pessoas com deficiência que impeça o exercício do voto e tenham recebido a quitação eleitoral.
Regularização
O eleitor faltoso deve consultar sua situação pelo site do TSE ou aplicativo e-Título. Segundo orientações da Justiça Eleitoral, aqueles que optem por comparecer em um cartório eleitoral, devem portar um documento oficial com foto; Título Eleitoral impresso ou e-Título; comprovantes de votação; comprovantes de justificativas eleitorais; e comprovante de dispensa de recolhimento ou os comprovantes do recolhimento das multas – caso não tenha sido dado baixa.
Mais informações em: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2025/Abril/mais-de-5-milhoes-de-eleitores-tem-ate-19-5-para-evitar-cancelamento-do-titulo