Familiares, parentes e amigos se despedem do servidor público e militante ambiental, Lizaldo Vieira. Ele tinha 69 anos e faleceu ontem (7). O seputalmento ocorreu na manhã desta terça-feira (8), no município de Capela. A causa da morte não foi divulgada.
Funcionário aposentado da Universidade Federal Sergipe (UFS), Lizaldo foi um dos principais nomes, especialmente, da luta ambiental no Estado. Também militou intensamente em favor de causas sociais e institucionais.
Na década de 1980, Vieira mlobilizou integrantes da sociedade civil e se juntou a outros militantes, a exemplo dos professores Luiz Fernando Correia e Wanderley Correia para criar o Movimento Popular Ecológico de Sergipe (Mopec). Ele também contribuiu com o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, do qual era membro, e integrou a Coordenação Nacional da Rede de ONGs da Mata Atlântica, com reconhecimento em todo o país por sua atuação em defesa do meio ambiente.
“O legado de Lizado Vieira permanece vivo na luta por um mundo mais justo, sustentável e solidário”, afirmaram dirigentes da UFS em nota de solidariedade pela passagem de Vieira. “Sergipe perde um grande homem. Eu perco um amigo e companheiro de lutas, cuja presença fará imensa falta”, revelou o presidente estadual do PT e senador, Rogério Carvalho.