Seis municípios de Sergipe apresentaram alto índice de infestação do Aedes aegypti. É o que indica o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira, 26.
Conforme dados, os índices encontrados em Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Frei Paulo, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias apresentaram alto risco de infestação (acima de 4,0). Enquanto outros 52 municípios apresentaram médio risco (1,0 a 3,9) e 17 com baixo risco (0 a 0,9).
Além da aplicação de vacinas e utilização de carro fumacê no combate ao mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, a secretaria também reforça a importância da adoção de medidas preventivas por parte da população. Cuidados com acúmulo de água em vasos de planta e pneus são alguns dos exemplos citados.
O órgão ainda alerta para os sintomas dos infectados, como febre e dores no corpo, e cuidados com a automedicação. “Caso haja outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para uma avaliação médica. A população deve tomar cuidado com a automedicação, pois os anti-inflamatórios e os medicamentos que contêm ácido acetil salicílico são contraindicados em pessoas com dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações”, reforça.
*Com informações do Governo de Sergipe