Desenvolvido pelo clube de protagonismo WebGame, o aplicativo Égidis, que tem como objetivo promover a segurança e a proteção na internet, foi aprovado para ser apresentado no 6° Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning (EJML), que será realizado de forma remota nos dias 24 e 25 de maio, em Coimbra (Portugal). O projeto, é um dos apoiados pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado (Fapitec/SE) por intermédio do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola (Edital 02/2022), a partir de recursos oriundos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).
O evento, que atrai participantes nacionais e estrangeiros, objetiva reunir mestrandos e doutorandos, investigadores, professores, psicólogos, profissionais de Ciências da Educação, além dos demais interessados pela temática para a promoção da troca de conhecimentos, investigação e questões pertinentes para uma integração sustentável de plataformas voltadas à educação.
Para o coordenador do projeto e padrinho do clube WebGame, Lucas Pazoline, o encontro é uma oportunidade para fortalecer a visibilidade do aplicativo Égidis e de outras ações do Clube WebGame no cenário internacional. “A participação do Clube WebGame no 6° Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning é de enorme relevância não apenas para o projeto Égidis, mas também para o desenvolvimento acadêmico dos alunos envolvidos”, declarou.
“A pesquisa e a inovação tecnológica sergipana têm atravessado fronteiras por meio daqueles que protagonizam esse cenário em nosso estado. A participação do aplicativo Égidis neste encontro é um exemplo disso e ficamos gratificados em apoiar este projeto”, salientou o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, destacou a importância da participação desse projeto no evento internacional.
Aplicativo Égidis
O Égidis é um aplicativo de aprendizagem gamificada que disponibiliza conteúdos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades relacionadas à segurança na internet. O projeto, desenvolvido com o apoio da Seduc e da Fapitec/SE, representa uma abordagem inovadora para combater os desafios digitais enfrentados pela comunidade escolar.
Além disso, a plataforma oferece uma experiência interativa e informativa, tornando-se uma ferramenta essencial no esforço de educar e proteger os usuários online contra ameaças como fake news e crimes cibernéticos. Lançado oficialmente durante a Feira de Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Ciência (Feitec), em 2023, o Égidis continua em constante aprimoramento para garantir uma abordagem abrangente e eficaz na promoção da segurança digital.
“Atualmente, o Égidis está em uma fase de expansão e aprimoramento. Com mais de 15 trilhas de aprendizagem já disponíveis on-line, estamos focados em ampliar seu alcance para outras escolas, permitindo que um maior número de alunos e educadores se beneficiem das dicas e conteúdos sobre segurança digital oferecidos pelo aplicativo”, completou Lucas.