Entre as 26 capitais brasileiras que terão eleições municipais, Aracaju é a que tem o maior número de candidatas a prefeita. Das oito candidaturas que concorrem ao Executivo municipal, cinco são femininas, o maior número observado em todo o país, segundo dados da Justiça Eleitoral.
Além disso, Aracaju também é a única capital a ter uma proporção maior de mulheres concorrendo a prefeita em relação aos homens que disputam o cargo. O cenário de Palmas é o que mais se aproxima da realidade aracajuana: são duas candidaturas masculinas e duas femininas.
Concorrem à Prefeitura Municipal de Aracaju: Candisse Carvalho (PT), Emília Corrêa (PL), Danielle Garcia (MDB), Niully Campos (PSOL) e Yandra Moura (União).
Aracaju está muito acima da média nacional de candidatas ao Executivo em capitais. Nas eleições de 2024, esse número é de um. Já a média de candidaturas masculinas é de seis. Ao todo, são 157 homens contra 36 mulheres.
Contraste
Apesar disso, não haverá mulheres concorrendo ao cargo de prefeita em 41 dos 75 municípios sergipanos – 54%. Neste ano, as candidaturas femininas somam 1.901 (34%). Já o total das masculinas ficou em 3.591 (65%).