Após paralisação no dia 30 de dezembro, o cronograma operacional de coleta de lixo foi restabelecido em Aracaju no último domingo (5), de acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
No entanto, a dívida da Prefeitura com a empresa responsável pelo serviço, Torre Empreendimentos, segue aberta. Esse foi o motivo alegado pela empresa para interrupção das atividades de limpeza urbana na capital no fim de 2024.
Segundo a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), os débitos somam R$ 63 milhões, R$ 23 milhões a mais do que a Torre informou na nota pública que anunciou a suspensão dos serviços, em 30 de dezembro. A coleta foi retomada no dia 1º de janeiro deste ano.
Em entrevista à TV Sergipe, a prefeita afirmou que a diretoria da Torre está sendo “compreensiva” em relação à situação. O pagamento está previsto para o dia 20 deste mês. Emília disse, ainda, que uma nova licitação para a coleta de lixo será aberta após o término do contrato da empresa, o que deve ocorrer em fevereiro.
Ação
Conforme a Emsurb, foram recolhidas cerca de 10 toneladas de resíduos entre os dias 1º e 4 de janeiro. A empresa municipal informou que a coleta noturna também foi regularizada.