No Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), produzido pelo jornal Folha de São Paulo, Aracaju aparece na 1.324ª colocação, entre as 5.276 cidades brasileiras analisadas pelo levantamento.
Segundo o veículo, o ranking avalia quais prefeituras brasileiras conseguem entregar mais serviços básicos à população utilizando a menor quantidade de dinheiro.
São considerados, conforme o REM-F, o atendimento das prefeituras na saúde, educação, e saneamento. A receita per capita do município é determinante para o cálculo de eficiência, que é considerada maior à medida em que há mais serviços ofertados com menor receita.
Considerando o desempenho médio dos estados com base nos resultados dos municípios, Sergipe ficou em sétimo lugar, atrás de São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Minas Gerais.
Entre as capitais do Brasil, Aracaju ficou na 12ª. A cidade ficou logo atrás do Rio de Janeiro, e à frente de seis capitais do Nordeste, como Recife, João Pessoa e Salvador.
Brasil
A nível nacional, a cidade com melhor desempenho no REM-F foi Botucatu, em São Paulo. Já no grupo das capitais, Belo Horizonte ocupa o primeiro lugar, e o segundo no quadro geral.
A região Nordeste tem a segunda melhor eficiência do Brasil, segundo o ranking, atrás apenas do Sudeste.