Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aracaju ocupa 1.324ª posição em ranking que mede eficiência de gestão de municípios

Sergipe foi sétimo melhor estado do país no ranqueamento

Aracaju é a 12ª capital mais eficiente do Brasil, conforme levantamento. (Foto: Arthuro Paganini/Governo do Estado de Sergipe)

No Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), produzido pelo jornal Folha de São Paulo, Aracaju aparece na 1.324ª colocação, entre as 5.276 cidades brasileiras analisadas pelo levantamento.

Segundo o veículo, o ranking avalia quais prefeituras brasileiras conseguem entregar mais serviços básicos à população utilizando a menor quantidade de dinheiro. 

São considerados, conforme o REM-F, o atendimento das prefeituras na saúde, educação, e saneamento. A receita per capita do município é determinante para o cálculo de eficiência, que é considerada maior à medida em que há mais serviços ofertados com menor receita. 

Considerando o desempenho médio dos estados com base nos resultados dos municípios, Sergipe ficou em sétimo lugar, atrás de São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Minas Gerais.

Entre as capitais do Brasil, Aracaju ficou na 12ª. A cidade ficou logo atrás do Rio de Janeiro, e à frente de seis capitais do Nordeste, como Recife, João Pessoa e Salvador. 

Brasil

A nível nacional, a cidade com melhor desempenho no REM-F foi Botucatu, em São Paulo. Já no grupo das capitais, Belo Horizonte ocupa o primeiro lugar, e o segundo no quadro geral. 

A região Nordeste tem a segunda melhor eficiência do Brasil, segundo o ranking, atrás apenas do Sudeste. 

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *