Os eleitores de Aracaju que não votaram no primeiro turno das eleições municipais de 2024, realizado no último domingo (7), vão poder votar no segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro.
A cidade é a única do estado a ter segundo turno. A disputa pela prefeitura da capital é entre Luiz Roberto (PDT) e Emília Corrêa (PL).
No entanto, para votar, é necessário estar em situação regular junto à Justiça Eleitoral. Cada turno é uma eleição independente. A abstenção à primeira etapa de votação não impede o voto no segundo turno.
Justificativa
Mesmo que compareça no dia 27 de outubro, os eleitores que faltaram no dia 7 de outubro devem justificar a ausência em até 60 dias. O prazo vai até o dia 5 de dezembro deste ano.
A mesma regra vai valer para os eleitores que não comparecerem à votação do segundo turno. Assim, caso haja falta nas duas etapas, será necessária apresentação de duas justificativas.
Obrigatoriedade
O voto é obrigatório para a população de 18 a 69 anos, e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, às pessoas de 70 anos de idade ou mais, e aos analfabetos.