Aracaju é sexta capital com mais psicólogos no SUS por 100 mil habitantes

Sergipe tem terceiro maior índice do Nordeste. Alagoas lidera e Maranhão tem menor taxa

Já na proporção de psiquiatras, Porto Alegre é quem tem maior taxa. (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

A cada 100 mil habitantes, Aracaju possui 43 psicólogos no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso coloca a capital como a sexta do Brasil que mais possui profissionais da área na rede pública. 

Os dados são do DataSUS, compilados em levantamento realizado pela Agência Tatu. As estatísticas populacionais são estimadas com base no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maceió é a capital do país que mais tem psicólogos por 100 mil habitantes, com 57. Alagoas também é o estado do Nordeste com o maior índice: 41. Sergipe é o terceiro colocado da região (27), e o Maranhão é quem tem a menor taxa (18).

Entre as capitais, Manaus está em último na lista: 17 psicólogos por 100 mil habitantes. Embora em números absolutos liderem, Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as sete que têm os piores índices (20 e 28, respectivamente).

Neste mês, é promovida a campanha ‘Janeiro Branco’, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e a importância de procurar ajuda com profissionais.

Psiquiatria

Já no cálculo de psiquiatras por 100 mil habitantes que atendem na rede pública de saúde, Aracaju possui 5, número que coloca o município na nona colocação entre capitais.

Porto Alegre, a líder do ranking, tem a maior proporção do Brasil: 18 profissionais de psiquiatria a cada 100 mil pessoas que residem na cidade.

Clique aqui para acessar os dados completos.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *