Banco Central habilita solicitação automática de valores esquecidos em instituições financeiras 

A funcionalidade é facultativa, mas exclusiva para pessoas físicas com CPF cadastrado como chave Pix

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Sistema Valores a Receber (SVR) aderiu a uma nova funcionalidade a partir desta terça-feira, 27. As solicitações de resgate de valores esquecidos em bancos ou em outras instituições financeiras podem ser automatizadas. Antes, o processo acontecia manualmente a cada novo pedido. A novidade foi anunciada pelo Banco Central (BC) e é exclusiva para pessoas físicas que possuem o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como chave Pix. 

Os valores esquecidos podem ser de pessoa física, da empresa e, também, de pessoas falecidas — neste caso, a solicitação é permitida apenas para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. 

“O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, informou o Banco Central sobre a nova funcionalidade. 

Para aderir ao resgate automático, o cidadão deve acessar o SVR com com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada. De acordo com o BC, os valores devolvidos serão feitos diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão, sem aviso prévio.

“As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas”, acrescentou o BC em nota. 

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of Jhennifer Laruska

Jhennifer Laruska

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *