Faleceu nas primeiras horas deste sábado (10), o ex-prefeito de Lagarto e ex-deputado estadual sergipano, Valmir Monteiro. Ele tinha, 62 anos e há cerca de dois, “Valmir da Madeireira”, como era conhecido popularmente, lutava contra um câncer de estômago.
Pai do deputado estadual Ibrahim Monteiro, Valmir nasceu no município de Salgado. Lá foi vereador por dois mandato e, em 2009, elege-se prefeito de Lagarto, onde tinha comércio de madeiras. No pleito, teve como principal concorrente o então deputado federal Jerônimo Reis, adversário histórico do seu padrinho, o prefeito José Raymundo Ribeiro, o Cabo Zé, a quem sucedeu e de quem teve todo apoio eleitoral à época.
Sempre côrtes e pouco afeito a polêmicas, Monteiro, também exerceu quatro mandatos de deputado estadual; o último, encerrou-se em 2019. Apesar de debilitado, ele ainda sonhava em comandar Lagarto, novamente. Chegou a colocar o seu nome à disposição do Podemos para participar das eleições deste ano.
Luto oficial
O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa decretaram luto oficial. “…foi na política que Valmir pôs em prática seu ímpeto social”, disse em nota, o governador Fábio Mitidieri, ao citar como exemplos a criação do Bolsa Família Municipal e o Festival da Mandioca.
O corpo do político está sendo velado no Ginásio de Esportes Ribeirão, em Lagarto. O sepultamento ocorrerá às 10h deste domingo (11), no Cemitério Senhor do Bonfim, localizado no município!