As vendas no comércio varejista de Sergipe apresentaram redução de 1,8% no último mês de junho, em relação a maio deste ano. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14).
Em maio, o segmento havia tido o mesmo resultado negativo (1,8%). A média nacional fechou com diminuição de 1% em junho, menor do que a de Sergipe. Na região Nordeste, Sergipe só ficou na frente da Bahia, que apresentou uma contração maior (2,8%).
No entanto, o estado teve alta de 2,1% em comparação a junho de 2023. Maio do ano passado registrou saldo positivo ainda maior: 6,5% de crescimento no volume de vendas do comércio varejista.
Quando considerado o varejo ampliado, que inclui os ramos de veículos e de materiais de construção, Sergipe fechou junho sem variações negativas ou positivas, após ter tido crescimento de 1,5% em maio.
Receita nominal
A receita nominal do setor sergipano finalizou o mês de junho com baixa, segundo o IBGE, apresentando resultado de -1,4%. Em maio de 2024, o indicador havia sido de crescimento (0,3%).