Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cota de gênero foi descumprida em nove municípios sergipanos, aponta levantamento

No Brasil, foram foram 772 cidades – 14% do total de todo o país

Sistema de cotas prevê a destinação de 30% das candidaturas dos partidos para mulheres. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A cota de 30% para candidaturas de mulheres foi descumprida pelos partidos políticos em 9 dos 75 municípios sergipanos, no primeiro turno das eleições municipais de 2024. 

O dado foi apresentado em um levantamento realizado pelo Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Câmara dos Deputados, que utiliza como base dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O estudo não identifica nominalmente as cidades.

No Brasil, ao menos um partido ou federação desrespeitou a cota em 772 municípios – 13,9% do total das 5.570 cidades do país.

Criado em 2009, o sistema de cotas prevê a destinação de 30% das candidaturas dos partidos para mulheres. Porém, o percentual nunca foi cumprido pelos partidos de forma integral.

Além das cotas para disputar o pleito, as candidaturas femininas têm direito a 30% do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV, além da mesma porcentagem na divisão de recursos no fundo para financiamento de campanhas.

Apesar disso, a pesquisa feita pelo observatório mostra que houve diminuição do número de municípios que descumpriram a cota em relação às eleições anteriores. A cota foi desrespeitada pelos partidos em 1.304 municípios nas eleições municipais de 2020.

Descumprimento

O TSE tem cassado políticos eleitos por partidos que burlam a cota de representatividade de gênero, registrando candidaturas fictícias de mulheres que não participam efetivamente das eleições. Essa fraude permite que partidos insiram candidatos homens irregularmente.

 Apesar das sanções, partidos aprovaram a PEC da Anistia, em agosto, para perdoar multas por descumprimento da cota de gênero em eleições anteriores, tentando evitar penalidades futuras.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *