Nesta terça-feira (14), Danielle Garcia (MDB) confirmou a Casa de Sopapo que tem intenção de se candidatar a deputada federal nas eleições de 2026. Sergipe tem oito vagas na Câmara dos Deputados.
Essa será a quarta tentativa de eleição de Danielle, secretária estadual de Políticas para as Mulheres. A informação foi inicialmente divulgada pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) na manhã desta terça. Segundo o parlamentar, ela possui densidade eleitoral para conquistar o cargo.
Danielle foi candidata a prefeita de Aracaju em 2024 e ficou em quinto lugar, com 16.769 votos, desempenho inferior ao pleito de 2020, quando chegou a concorrer no segundo turno contra Edvaldo Nogueira (PDT) e ficou muito próxima de ser eleita.
Em 2022, pelo Podemos, ela se candidatou à única vaga disponível naquele ano para Sergipe no Senado Federal. Terminou em quarto lugar, com 206.135 votos. O eleito foi Laércio Oliveira (PP), que obteve 310.300 votos.
Críticas
Interlocutores da política local afirmam que Danielle Garcia saiu muito fragilizada das eleições municipais do ano passado, obtendo votação inferior à neófita Candisse Carvalho (PT), que obteve 9,2% dos votos válidos, contra 5% da secretária.
Críticas também são direcionadas a ela por não ter conseguido se diferenciar dos demais candidatos de forma clara na campanha no ano passado, especialmente dos aliados do governador Fábio Mitidieri (PSD) – Yandra Moura (União) e Luiz Roberto (PDT), que disputou o segundo turno com Emília Corrêa (PL), atual prefeita da capital.