A delegada licenciada Danielle Garcia (MDB) foi oficializada neste domingo (4), em convenção, como candidata a prefeita de Aracaju nas eleições de outubro próximo. A chapa intitulada “Coragem, coração, vontade de fazer”, conta com o prefessor Ayslan Araújo, também do MDB, como candidato a vice. O professor, que é Phd em em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, pretendia disputar uma vaga de vereador.
“Dá para fazer mais e melhor agora…. por nossos jovens, pela zona de expansão, pela zona norte, por nossas periferias. Aracaju não se resume à zona sul”, disse a candidata durante o evento, ocorrido no bairro 18 do Forte. Em sua fala, ela disse que nas eleições deste ano, “a mudança que os aracajuanos desejam só vai chegar pelas mãos da verdade, da independência e da coragem”.
Quem é a candidata
Danielle Garcia é graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Autou por mais de 20 anos na Polícia Civil e, como Delegada de Polícia, ganhou notoriedade em meados de 2017 ao comandar a Operação Babel, que investigou os contratos firmados entre a Torre Empreendimentos e a Prefeitura de Aracaju para a coleta de lixo e limpeza da capital. À época, Garcia coordenava o Departamento de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária e à Administração Pública (Deotap/SE).
A notabilidade pública, a encorajou a se candidatar a prefeita da cidade em 2020, enfrentando alguns candidatos. Filiada ao Cidadania, disputou o segundo turno do pleito com o atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) que concorreu à reeleição. Saiu do processo com cerca de 110 mil votos. Em 2022, concorreu pelo Podemos a vaga de senadora da República. Com um marketing agressivo, obteve aproximados 206 mil votos, sendo 25,39% deles dos eleitores aracajuanos.