Em janeiro deste ano, Sergipe registrou nove casos prováveis de dengue, o menor número entre os estados do Brasil. Atualmente, o coeficiente de incidência é de 0,4 para cada 100 mil habitantes.
Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.
No país, são 170.376 casos prováveis de dengue, e 38 mortes confirmadas. Outros 201 óbitos estão sob investigação.
No mês de janeiro, os municípios de Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras, Pedra Mole, Pinhão, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro tiveram registros prováveis da doença. Aracaju contabilizou três casos prováveis.
O perfil mais frequente dos pacientes é formado por mulheres (56%) e pardos (89%). A faixa etária mais afetada é a de pessoas com menos de um ano até 14 anos de idade.
Vacina
A vacina contra dengue está disponível em Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o imunizante é quadrivalente e protege contra os quatros principais sorotipos virais que estão circulando no país.
O público-alvo são crianças de 10 a 14 anos de idade. A vacina deve ser administrado em duas doses, sendo o intervalo entre as doses de três meses.