Desenvolve-se prevê investimentos em energia renovável com concessão parcial da Deso

Agência também estuda transporte coletivo por malha hidroviária na Grande Aracaju

Milton não detalhou as fases necessárias para que a iniciativa seja posta em prática. (Foto: Divulgação/Governo de Sergipe)

Nesta segunda-feira (27), Milton Andrade, presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-se), declarou que parte do montante de R$ 45 milhões recebido pela entidade a partir da concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) será destinado a projetos de produção de energia renovável.

A afirmação foi feita em entrevista à Rádio Fan FM, nesta manhã. De acordo com ele, a princípio, os alvos serão o hidrogênio verde, alternativa ao gás natural e ao petróleo, e à amônia verde, que pode substituir a amônia tradicional e é mais sustentável ao meio ambiente.

“Nós já temos três memorados de entendimentos assinados, com três empresas gigantes no setor nível mundial, e nós precisamos vencer algumas etapas para poder consolidar que estes investimentos venham para Sergipe. É algo inédito”, disse ele, mencionando a posição geográfica favorável de Sergipe, que, para ele, incentiva o comércio com países da Europa e com os Estados Unidos.

No entanto, Milton não detalhou as fases necessárias para que a iniciativa seja posta em prática, e não deu previsão de quando a produção poderia ser iniciada.

Além disso, o presidente da Desenvolve-se contou que a agência estuda a possibilidade de implantar transporte coletivo através de malha hidroviária. Ele citou os municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, explicando que as vias aquáticas poderiam ser utilizadas tanto para transporte de cargas quanto de passageiros.

“Então está sendo elaborado um estudo para que tenhamos duas fases: a primeira fase experimental, somando-se ao transporte que já existe, ou seja, o transporte de ônibus. Não é concorrência. É integração. A ideia é que ele inicie com um subsídio público, não havendo de receita no primeiro momento com o sistema de transporte público, porque isso geraria uma discussão muito maior nesse momento de licitação de ônibus, de repartição”, declarou Milton Andrade.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *