Nesta segunda-feira (27), Milton Andrade, presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-se), declarou que parte do montante de R$ 45 milhões recebido pela entidade a partir da concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) será destinado a projetos de produção de energia renovável.
A afirmação foi feita em entrevista à Rádio Fan FM, nesta manhã. De acordo com ele, a princípio, os alvos serão o hidrogênio verde, alternativa ao gás natural e ao petróleo, e à amônia verde, que pode substituir a amônia tradicional e é mais sustentável ao meio ambiente.
“Nós já temos três memorados de entendimentos assinados, com três empresas gigantes no setor nível mundial, e nós precisamos vencer algumas etapas para poder consolidar que estes investimentos venham para Sergipe. É algo inédito”, disse ele, mencionando a posição geográfica favorável de Sergipe, que, para ele, incentiva o comércio com países da Europa e com os Estados Unidos.
No entanto, Milton não detalhou as fases necessárias para que a iniciativa seja posta em prática, e não deu previsão de quando a produção poderia ser iniciada.
Além disso, o presidente da Desenvolve-se contou que a agência estuda a possibilidade de implantar transporte coletivo através de malha hidroviária. Ele citou os municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, explicando que as vias aquáticas poderiam ser utilizadas tanto para transporte de cargas quanto de passageiros.
“Então está sendo elaborado um estudo para que tenhamos duas fases: a primeira fase experimental, somando-se ao transporte que já existe, ou seja, o transporte de ônibus. Não é concorrência. É integração. A ideia é que ele inicie com um subsídio público, não havendo de receita no primeiro momento com o sistema de transporte público, porque isso geraria uma discussão muito maior nesse momento de licitação de ônibus, de repartição”, declarou Milton Andrade.