No verão de 2024/2025, entre dezembro e fevereiro, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) afirmou ter registrado alta na demanda por água em relação ao mesmo período do ciclo anterior da estação.
O volume total medido foi de 19 milhões de metros cúbicos (m³) em 2023/2024, para 22 milhões de m³ em 2024/2025. O maior aumento foi verificado no consumo residencial, que representa a maior fatia de usuários da companhia. O crescimento foi de 19%.
Diante do cenário, a empresa, responsável pelos serviços de distribuição e de esgotamento sanitário do estado, declarou adotar procedimentos que otimizam a produção, ajustam o gerenciamento da infraestrutura e conscientizam os consumidores sobre o uso racional do recurso.
De acordo com a empresa, as principais ações implementadas incluem monitoramento em tempo real dos reservatórios para manter níveis adequados de água para garantir a distribuição durante picos de consumo, utilização de ferramentas de gestão inteligente para otimizar a operação, maior rapidez nos consertos de vazamentos, entre outras.
Superintendente de Sistemas Metropolitanos de Água da Deso, Max Sampaio Kuhl informou que, apesar da alta no consumo, a companhia conseguiu atender a demanda por água da população do estado, em razão de um “planejamento eficaz e estratégias operacionais bem-sucedidas”.