O povoado Cabeça da Vaca, localizado no município de Nossa Senhora da Glória, na região do alto sertão do estado, recebeu as equipes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para uma ação de monitoramento de ligações clandestinas à rede de abastecimento de água na localidade. Foram 33 residências verificadas, em quatro foram constatadas irregularidades, que receberam sanção administrativa – multa e suspensão no abastecimento.
De acordo com o supervisor de Receitas do Sertão, Tiago José Oliveira Resende, foi uma ação necessária para combater as irregularidades e melhorar o abastecimento na comunidade. “Essa ação foi fundamental, tendo em vista se tratar de uma localidade com índice alto de ligações clandestinas na rede de abastecimento de água da Deso, o que levou a empresa a fazer essa intervenção direta na comunidade, com a detecção e autuação administrativa de 20% das irregularidades encontradas. A operação não precisou de nenhum tipo de apoio policial, os moradores foram receptivos com as equipes”, explicou.
O assistente de Gestão Operacional da Deso e coordenador da ação, Luciano Aragão, a ação de monitoramento é muito importante como requisito para a substituição dos hidrômetros danificados, assim como para a melhoria do abastecimento da localidade. “As ligações clandestinas acabam afetando o abastecimento e o fluxo de água alto devido a hidrômetros parados”, afirmou.
Ação paralela
Em paralelo ao trabalho de monitoramento, as equipes da Deso também realizaram visita domiciliar nas unidades habitacionais do povoado, onde levaram os serviços da companhia até a população, como pedido de ligação e religação de água, correção de pequenos vazamentos, instrução para o parcelamento de débito – para que as pessoas possam ir até uma loja física da companhia munidas das informações e documentos para realizar a negociação de débitos, e o recadastramento de localidade.
Agência governo de Sergipe