Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sergipe: Observatório estima desocupação entre 9,2% e 7,3% para 2025

Também é previsto que subutilização atinja 25% da força de trabalho ampliada do estado

Relatório foi produzido por professor e pesquisador de estatística da UFS. (Foto: Arthuro Paganini/Governo de Sergipe)

Um levantamento realizado pelo Observatório do Mercado de Trabalho e Renda em Sergipe estimou que a taxa de desocupação no estado deve variar entre 9,2% e 7,3% ao longo de 2025, tendo como base dados de 2012 a 2024.

(Clique e leia toda a pesquisa.)

Segundo o estudo, o último trimestre de 2024 deve terminar apresentando índice de 7,3% em Sergipe, com o aquecimento da economia local em razão do período festivo de fim de ano.

A taxa de desocupação mede a demanda por trabalhadores através da proporção de pessoas da força de trabalho, composta por indivíduos em condição de ocupação ou desocupação, que está desocupada. 

taxa normalizada
Gráfico produzido pelo Observatório do Mercado de Trabalho e Renda em Sergipe sobre a taxa de desocupação normalizada por estado nordestino entre 2012 e 2024. (Foto: Reprodução)

“Em que pese Sergipe seguir a tendência regional, os índices ajustados constantes mostram que a desocupação foi mais severa no estado, sendo, em 2024, cerca de duas vezes maior que a média nordestina”, explicou o professor e pesquisador de estatística da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Kleber Fernandes de Oliveira, responsável pelo levantamento.

Mais dados

Conforme o estudo, a subutilização da força de trabalho no estado tem o menor nível em 25% em relação à força de trabalho do último trimestre de 2015 e no segundo trimestre de 2024. 

O relatório afirma que em 2025 a taxa de subutilização deve manter certa estabilidade, afetando cerca de 25% da força de trabalho ampliada.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *