Projeto na Alese propõe Programa Estadual de Educação em Direitos Humanos

Texto sugere integração transversal nos currículos e formação continuada

Proposição é da deputada estadual por Sergipe Linda Brasil (PSOL). (Foto: Eugenio Barreto/Governo de Sergipe)

Na última quinta-feira (6), foi protocolado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o projeto de lei (PL) 4/2025, que propõe a criação do Programa Estadual de Educação em Direitos Humanos.

O texto, de autoria da deputada estadual Linda Brasil (PSOL), determina que a educação em direitos humanos esteja presente em todos os currículos escolares da rede estadual de ensino, contemplando de crianças a adultos.

Além disso, entre outras medidas, o PL diz que os profissionais da educação devem receber formação continuada na área. 

Conforme a matéria, os objetivos do programa incluem a promoção da cultura de paz e mediação de conflitos, o enfrentamento de atos de discriminação, violência e preconceito, e o desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania ativa entre os estudantes.

Na justificativa da proposta, a deputada afirmou que o programa pode contribuir à permanência escolar, prejudicada, segundo ela, por violações de direitos humanos, como racismo, misoginia, capacitismo e LGBT+fobia.

O projeto de lei será votado pela Comissão de Constituição e Justiça da Alese. A partir daí, deve tramitar em comissões temáticas e, eventualmente, ser apreciado pelos deputados em Plenário.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *