Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Eleições 2024: mais da metade dos municípios sergipanos não têm candidatas mulheres a prefeita

Eleitorado feminino é maioria no estado, mas proporção não se reflete no pleito municipal

Homens são maioria na disputa a todos os cargos em 2024. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nas eleições de 2024, não haverá mulheres concorrendo ao cargo de prefeita em 41 dos 75 municípios sergipanos – 54%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e dizem respeito às candidaturas registradas pela Justiça Eleitoral.

Neste ano, as candidaturas femininas somam 1.901 (34%). Já o total das masculinas ficou em 3.591 (65%). Os homens são a maioria dos postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador, e terão nome nas urnas de todos os municípios do Estado.

Serão 50 mulheres candidatas a prefeita em 2024, enquanto 53 concorrerão a vice-prefeita. Em contraste, 163 homens vão disputar o Executivo municipal – mais que o triplo – e 158, a vice-prefeitura. 

A desigualdade na corrida às câmaras municipais é proporcionalmente menor, mas significativa: 1.798 candidaturas femininas, contra 3.270 masculinas.  

Eleitorado feminino

Apesar disso, mais da metade do eleitorado sergipano é feminino. O estado tem 917.449 mulheres registradas pela Justiça Eleitoral – 53% do total. Os outros 816.336 são homens – 47%. 

Em nove a cada dez municípios de Sergipe as mulheres são a maioria dos eleitores. Em apenas seis cidades do estado os homens compõem a maior parcela das pessoas aptas a votar.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *