Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estância: estudo da UFS mostra que erosão fez Rio Piauí avançar 130 metros em 10 anos

Segundo levantamento, Praia do Saco está ameaçada. Pesquisadores monitoram situação

Construção de imóveis em área da região agravou problema. (Foto: Josafá Neto/Rádio UFS)

A erosão costeira na Praia do Saco, localizada no município de Estância, fez o Rio Piauí avançar 130 metros nos últimos 10 anos, segundo um estudo de pesquisadores do Laboratório de Progeologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O aumento da força do rio já causou desmoronamento de imóveis, como uma casa localizada perto de uma Área de Preservação Permanente (APP). A ocupação da região começou há cerca de 50 anos, em uma área arenosa entre a foz e um manguezal.

Júlio César Vieira, geocientista e pesquisador do Laboratório de Progeologia da UFS, explicou que a ocupação humana em uma área geologicamente instável contribuiu para os problemas atuais. 

Além disso, o uso inadequado de quebra-mares tem acelerado a erosão. Essas estruturas redirecionam a força das ondas para a foz do rio, protegendo parcialmente algumas residências, mas agravando a erosão em outras partes.

Os pesquisadores estão realizando a batimetria da foz do Rio Piauí para verificar se há impacto dos quebra-mares no aprofundamento do canal do rio. Se for identificado um canal profundo perto das casas, a situação pode se tornar ainda mais perigosa. Os resultados serão enviados à Defesa Civil de Sergipe.

Apesar do avanço do rio, a faixa de areia do lado sergipano à beira-mar cresceu 180 metros nos últimos 30 anos. A distância entre Ponta do Saco, em Sergipe, e Mangue Seco, na Bahia, quase dobrou, passando de 3 mil metros em 1992, para 5,5 mil metros atualmente.

O estudo também destaca que a confluência de dois rios, Real e Piauí, no mesmo ponto do Oceano Atlântico, criou um estuário bastante largo, e qualquer intervenção sem planejamento pode agravar ainda mais o problema da erosão.

Com informações da UFS.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *