Famílias de baixa renda já podem aderir à tarifa social de água e esgoto disponibilizada pela Iguá Sergipe, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado. Atualmente, cerca de 18 mil pessoas já são atendidas pelo programa. O benefício segue critérios estabelecidos e pode ser solicitado nos pontos de atendimento presenciais ou através do número 0800 400 4482 (ligação e WhatsApp).
O objetivo, de acordo com a concessionária, é garantir que o acesso ao serviço de abastecimento de água não seja comprometido por adversidades financeiras. “Após a solicitação, a Iguá tem o prazo de até dez dias para efetivar a inclusão da unidade usuária na Tarifa Social. O desconto passa a ser aplicado na fatura subsequente à aprovação do cadastro”, explicou o gerente de Clientes da empresa, Marcos Souza.
Critérios para concessão da tarifa social
Entre os critérios estabelecidos para acessar o benefício, estão a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com cadastro atualizado; e ter renda familiar de até um quarto do salário-mínimo por pessoa, ou já receber Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada, ou Seguro Defeso ou aposentadoria rural (nesses dois últimos casos, a renda per capita não pode ultrapassar meio salário-mínimo).
Também deve ser consumidor monofásico de energia elétrica com consumo médio mensal de até 120 kWh; estar devidamente cadastrado como proprietário ou usuário do imóvel em questão, classificado como residencial. Exige-se, ainda, que o cadastro deve estar vinculado a apenas uma matrícula na Iguá Sergipe, além de não possuir débitos pendentes.
*Com informações da Iguá Sergipe