Projeto de lei proíbe fogos de artifício com estampido em Aracaju

Matéria prevê advertência, apreensão de artigos e multa para casos reincidentes

Proposição foi apresentada pelo vereador Breno Garibalde (Rede). (Foto: Divulgação/Governo de Sergipe)

Tramita na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o projeto de lei (PL) 78/2025, que proíbe a venda e o uso de fogos de artifícios de efeito sonoro ruidoso com estampidos na capital.

De autoria do vereador Breno Garibalde (Rede), a proposta libera apenas os chamados fogos de vista, que produzem apenas efeitos visuais, e aqueles que emitem efeitos sonoros abaixo de 80 decibeis. 

O texto prevê advertência e apreensão dos artigos pirotécnicos para quem descumprir as regras. Em casos reincidentes, além das sanções iniciais, será aplicada multa progressiva de acordo com a quantidade de reincidências acumuladas. 

O valor da multa parte de 11 Unidades Fiscais Padrão (UFP/SE), cerca de R$ 741, e pode chegar a 1.530 UFP, aproximadamente R$ 16,8 mil.

Segundo a justificativa do projeto, o objetivo principal é a proteção de animais, pessoas com autismo ou com alguma sensibilidade auditiva e idosos. A ideia também é evitar acidentes envolvendo fogos de artifício.

Conforme a matéria, os valores provenientes da aplicação das penalidades serão destinados ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor. 

O PL ainda será avaliado por comissões temáticas, até ser apreciado em Plenário pelos vereadores da Casa. Se aprovado, seguirá para sanção do Poder Executivo municipal.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *