Riachuelo teve o pior desempenho entre municípios sergipanos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) em 2023, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nessa quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). A cidade teve média de 3,7.
A meta estabelecida pelo MEC para Riachuelo alcançar em 2021 era de 4,9. Já Poço Redondo foi o município que apresentou o menor índice nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano): 2,7. A meta era de 4,3.
Em Sergipe, São Cristóvão foi quem registrou o maior Ideb nos anos iniciais, chegando a 6,1. Cedro de São João lidera o ranking nos anos finais, com 5,4. Os dois municípios superaram as metas estabelecidas para 2021: 5,2 e 4,6, respectivamente.
O ensino médio no Estado, considerando apenas a rede estadual de ensino, teve Ideb de 3,7 em 2023, abaixo dos 4,7 determinados como meta para Sergipe. Levando em conta também a rede privada, o índice foi de 4,0, que também não atingiu a meta (5,1).
Cálculo
O Ideb é calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que examina os conhecimentos dos estudantes em português e matemática. Varia de 0 a 10. Quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
Consulte os resultados dos municípios, do Estado e do Brasil no site do MEC.