Inicia nesta segunda-feira, 26, o reembolso de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram algum desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos de abril. No somatório, os valores de ressarcimento chegam a R$ 292 milhões.
“No final de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente àquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não repassou o montante às entidades associativas”, informou em nota.
O pagamento seguirá o calendário regular divulgado pelo instituto na última sexta-feira, 23. Iniciando com aqueles que ganham até um salário mínimo e, posteriormente, para os que recebem acima do piso nacional. Segundo o INSS, o beneficiário não precisará tomar nenhuma providência para ser ressarcido.
No caso de mensalidades anteriores ao período mencionado, o beneficiário que queira reaver o valor deve realizar o pedido pelo aplicativo ou portal do Meu INSS ou telefone 135.
Alerta sobre possíveis golpes
Em nota, o INSS também informou que não envia mensagens ou links por e-mail, SMS ou WhatsApp, nem liga para as pessoas para tratar do assunto. Segundo o instituto, as informações são enviadas, exclusivamente, pelo Meu INSS.
*Com informações do INSS