Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de Lei obriga União a comprar mamógrafos para cidades com mais de 180 mil habitantes

Proposição tramita na Câmara dos Deputados e foi relatado em comissão pela parlamentar Katarina Feitoza (PSD-SE)

Texto também prevê que gestores do SUS ajam para ampliar unidades que ofertam mamografia. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 5821/23, que determina a disponibilização de mamógrafos pela União aos municípios brasileiros com população acima de 180 mil pessoas.

De acordo com o projeto, criado pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) também devem adotar medidas para ampliar o número de unidades que realizam mamografia.

Relatora da proposta na comissão, a deputada Katarina Feitoza (PSD-SE) defendeu o PL, e afirmou que o governo federal precisa ampliar o acesso aos exames de mama, que, conforme destacou ela, é regionalmente desigual.

“Do total dos exames realizados, 48% ocorreram no Sudeste, 24% no Nordeste, 19% no Sul e apenas 5% no Centro-Oeste e 4% no Norte”, afirmou, citando dados de 2022 do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Tramitação

A proposição tramita em caráter conclusivo (não precisa ser deliberada em Plenário), e ainda será analisada pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

O projeto tem de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal para poder se tornar lei.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *