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Metade das escolas de Aracaju não tem área verde, diz instituto

Relatório também aponta que 28% dos estabelecimentos têm temperatura acima da média urbana

Relatório destaca que vegetação é fundamental para pleno desenvolvimento de crianças. (Foto: Ana Lícia Menezes/Prefeitura de Aracaju)

Em Aracaju, 51% das escolas de ensino infantil e fundamental das redes pública e privada não possuem área verde em seus terrenos, segundo estudo realizado pelo Instituto Alana em parceria com o MapBiomas. Isso coloca a cidade na quinta posição do ranking entre as capitais brasileiras.

Além disso, de acordo com o relatório, 27,9% dos estabelecimentos educacionais de Aracaju pesquisados têm temperatura acima da média dos perímetros urbanos nos quais as escolas se encontram. A capital é a 13ª do país com a maior proporção.

No entanto, Aracaju é a capital com as menores taxas de escolas sem parques e praças no entorno de 500 e 1.000 metros – 10,5% e 5,4%, respectivamente. A cidade fica atrás apenas de Recife, onde só 6,3% das escolas não têm parques e praças no entorno de 500 metros, e 0,8% não possui a 1.000 metros.

Brasil

As capitais que têm menos escolas com vegetação ficam no Nordeste. O ranking é liderado por Salvador (87%), São Luís (55%) e Fortaleza (54%). Já os estabelecimentos com temperatura acima da média urbana são mais frequentes no Norte e no Nordeste. 

O levantamento, que abrangeu 20.635 escolas, também demonstrou que os estabelecimentos de ensino com maioria de estudantes negros são os que menos possuem áreas verdes e os mais quentes. Também há uma relação direta entre escolas situadas em zonas periféricas e a falta de vegetação.

“O acesso a espaços verdes incentiva a atividade física, reduz o estresse e o risco de alergias, além de aumentar as habilidades cognitivas e favorecer o vínculo com a natureza”, destacou o Instituto Alana.

Sugestões

As recomendações da pesquisa para mudança do cenário incluem orientações como remoção do concreto dos espaços abertos disponíveis na escola para criar novas áreas verdes, fomento ao plantio e ao manejo de hortas, jardins e miniflorestas com os estudantes, e criação de pátios escolares naturalizados, integrando-os ao sistema municipal de áreas verdes.

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André Alcântara

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