Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

MPF solicita informações ao governo de Sergipe e a municípios sobre aplicação das emendas Pix

Também houve recomendação para que gestores prestem contas do uso de recursos

O prazo para envio das informações ao MPF é de 30 dias. (Foto: Divulgação/MPF)

Informações detalhadas sobre os valores recebidos via emendas parlamentares individuais impositivas, conhecidas como emendas Pix, entre 2023 e 2024, foram solicitadas pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Governo de Sergipe e às 75 prefeituras municipais no estado.

O MPF também pediu dados sobre as contas bancárias específicas abertas para movimentação desses recursos, além de detalhes sobre onde, como e quando os valores foram ou serão aplicados.

O prazo para envio das informações ao MPF é de 30 dias.

As emendas Pix foram instituídas pela Emenda Constitucional 105/2019, permitindo a transferência direta de recursos públicos sem a necessidade de vinculação a projetos específicos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o recebimento das emendas Pix deveriam acontecer em contas bancárias abertas especificamente para isso, com objetivo de aumentar a transparência e controle dos recursos.

O STF também estipulou que os beneficiários desses recursos devem inserir, previamente na plataforma Transferegov, informações como plano de trabalho, finalidade, prazo de execução e estimativa de valores.

Além disso, o MPF emitiu uma recomendação ao governador e aos prefeitos dos municípios sergipanos para que providenciem a prestação de contas de todos os recursos utilizados até 31 de dezembro de 2024, na plataforma Transferegov.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *