Com o intuito de acolher e qualificar mulheres em situação e vulnerabilidade social, o Instituto Ágatha realiza aula inaugural do curso profissionalizante de auxiliar administrativo, com ênfase em marketing digital. A iniciativa, que integra o Programa de Formação Educacional e Profissional Social (FOPS), ocorrerá nesta segunda-feira (8), às 14h, na sede da entidade, em Aracaju. A capacitação é gratuita e destinada mulheres que sofreram violência doméstica e estão sob medida protetiva, e/ou em estado de fragilidade socioeconomica.
Atualmente, o programa alcança mulheres com idade entre 18 e 40 anos e tem como objetivo ajudá-las a serem protagonistas da sua própria história, gerando inserção no mercado de trabalho. Para melhor acolher , o instituto Ágatha disponibiliza para as suas alunas o benefício do vale-transporte, tendo em vista que o curso ofertado é presencial, além de uniforme e cesta básica.
Iniciado em 2018, o FOPS formou mais de 200 pessoas, entre homens e mulheres, com idade mínima de 18 anos, que se encontravam em estado de vulnerabilidade social e econômica dentro do município de Aracaju, bem como egressos e egressas do sistema prisional de Sergipe.
PARCERIAS
Fundado em 2015, o Instituto Social Ágatha atua em Sergipe e é mantido a partir de parcerias de entidades públicas e privadas comprometidas com a causa das mulheres, bem como de doações provenientes da sensibilidade de pessoas que acreditam no propósito da instituição. Hoje, a Ágatha contabiliza um total de 372 mulheres atendidas, que se encontravam em situação de violência doméstica e vulnerabilidade econômica, auxiliando-as a retomarem o protagonismo de suas vidas.
Como forma de reconhecimento, a Ágatha recebeu, em 2023, o Prêmio ’10 Melhores ONGs de Porte Pequeno do Brasil’ pelo Instituto Doar, destacando-nos como uma das organizações mais exemplares e impactantes do setor. Além disso, o instituto possui o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU); e o Selo de Gestão e Transparência do Instituto Doar e da AMBEV, os quais atestam o comprometimento com a transparência e a eficácia na gestão de recursos.
(Com informações da assessoria de imprensa do Ágatha)