Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Negros são maior parte entre prefeitos, vereadores e vices eleitos em Sergipe

No pleito deste ano, cinco quilombolas conquistaram cargo parlamentar

Candidatos são responsáveis por definir cor ou raça. (Foto: Alejandro Zambrana/Tribunal Superior Eleitoral)

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 em Sergipe terminou com negros sendo a maior parte dos eleitos, entre prefeitos, vereadores e vice-prefeitos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Foram 37 prefeitos eleitos que se declararam pardos à Justiça Eleitoral, contra 35 brancos. Dos 812 vereadores eleitos, 594 (73%) são autodeclarados pretos e pardos. Vice-prefeitos são 46 (66,8%). 

O próprio candidato é responsável por declarar cor ou raça. Em 2024, partidos tiveram obrigação de direcionar 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral para candidaturas de pessoas negras. No pleito passado, em 2020, a cota era de 50%.

Em Sergipe, cerca de 74% da população é composta por pretos e pardos, conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Quilombolas

Neste ano, cinco pessoas quilombolas foram eleitas vereadoras, entre 48 que se candidataram ao cargo. Esses parlamentares estarão no Legislativo dos municípios de Canindé do São Francisco, Amparo do São Francisco, Ilha das Flores, Japaratuba e Pedrinhas. 

Nas eleições de 2024, também houve nove candidaturas de indígenas ao cargo de vereador. Porém, nenhuma obteve êxito.

Brasil

Embora 55% dos habitantes do Brasil se identifiquem como negros, de acordo com o IBGE, a maior parcela dos eleitos em 2024 são brancos (54%). Considerando apenas os prefeitos, esse índice sobe para 66%, maior do que o verificado entre vereadores (52%) e vice-prefeitos (61%).

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *