Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de candidatos com deficiência que participarão das eleições de 2024 em Sergipe é de 58, uma queda de 13% em relação ao pleito municipal de 2020, quando eram 67.
A maioria possui deficiência física (32). Outros 13 possuem deficiência visual e 8, auditiva. Além disso, um candidato tem autismo, e 4 registraram ter outros tipos de deficiência. Dos 58, um disputa o cargo de prefeito, um concorre a vice-prefeito, e os demais, a vereador.
Os homens são a maior parte dos candidatos desse grupo, com 40 postulantes a cargo político eletivo, seguindo a tendência geral de desproporção entre candidaturas femininas e masculinas em Sergipe.
Eleitorado
Embora tenha sido verificada uma diminuição no número de candidatos com deficiência, o eleitorado desse segmento da sociedade aumentou de 2020 a 2024: saiu de 7.416 para 13.424 pessoas, um crescimento de 81%.
De acordo com a Justiça Eleitoral, esses eleitores terão acesso a recursos de acessibilidade na hora de votar, como assistente de voz, fones de ouvido para uso na cabine eleitoral, teclas antiaderentes e os números em alto relevo com o alfabeto em Braille, e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).