Desde o último sábado (15), a Prefeitura de Aracaju disponibiliza à população 300 patinetes elétricos, em parceria com uma empresa privada. A gestão afirmou que o uso dos aparelhos, que é pago, deve seguir recomendações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital.
As orientações incluem a utilização do capacete durante o passeio com o patinete e o uso individual do aparelho. A SMTT destacou que o transporte com duas pessoas pode aumentar o risco de acidentes aos usuários e pedestres.
Além disso, a condução do patinete sob efeito de bebidas alcóolicas não é recomendado, e é vedado o transporte de cargas, de acordo com informações da superintendência e da empresa responsável pelos dispositivos elétricos.
Circulação e devolução
Conforme a SMTT, os patinetes elétricos, que têm velocidade máxima de 20 km por hora, devem ser utilizados em locais específicos para garantir a segurança dos usuários e pedestres, como ciclovias e ciclofaixas.
“Equipados com GPS, os patinetes seguem um sistema de controle de áreas. Em zonas permitidas, o usuário pode se deslocar livremente, e nas zonas proibidas, o equipamento para automaticamente. Se o patinete for deixado em uma dessas áreas restritas, a conta do usuário pode ser suspensa. Para retomar o trajeto, será necessário empurrar o veículo até uma zona liberada”, explicou a superintendência.
Segundo a SMTT, há 160 estações de estacionamento espalhados pela cidade. As zonas permitidas e não permitidas e as estações podem ser conferidas no aplicativo da empresa.