Nas eleições de 2024 em Sergipe, São Miguel do Aleixo será a única cidade do estado a ter somente uma pessoa concorrendo à prefeitura: Cleane dos Santos Nunes (União), a Cleane de Everton.
Nas cidades com só um candidato a prefeito, será eleito quem obtiver a maioria dos votos válidos, desconsiderando os votos em branco ou nulos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – regra também aplicada nos demais casos. Ou seja, em tese, basta um voto válido para que a pessoa candidata seja eleita.
Assim, na teoria, se Cleane de Everton receber pelo menos um voto válido, ela será eleita prefeita de São Miguel do Aleixo.
As urnas disponibilizadas ao município vão se comportar da mesma forma que nas demais cidades, de acordo com o TSE, mas só o nome da candidata vai constar no momento de votar em quem vai chefiar o Executivo.
Brasil
No país, 212 municípios em 19 estados terão apenas uma pessoa concorrendo à prefeitura, junto com seus respectivos vices. Em comparação às eleições municipais de 2020, o número dobrou. Naquele pleito, foram 106 candidaturas únicas.
O Rio Grande do Sul é a unidade federativa que tem a maior quantidade de cidades com candidaturas únicas: 43. O estado é seguido por Minas Gerais (41) e São Paulo (26).
Sergipe, Rio de Janeiro e Rondônia são os que possuem menor número, tendo somente uma candidatura única cada um.