Para quem é nordestino, o mês de junho vem acompanhado de diversos sons, cheiros, sabores e cores, e no país do forró, os sergipanos têm o prazer de vivenciar o melhor que o período tem a oferecer até o final do mês de julho. Isso porque a Vila do Forró, evento promovido pelo Governo do Estado, na Orla da Atalaia, em Aracaju, proporciona à população e aos turistas vivenciar toda a magia dos festejos juninos durante 60 dias. Neste dia 24 de junho, data em que se celebra o São João, não poderia ser diferente.
Por todo canto da praça de eventos da Orla, crianças, jovens, adultos, idosos e famílias se divertiram ao som de um bom forró pé de serra e degustaram as delícias típicas do momento, tudo com a segurança e o conforto que o evento disponibiliza. Para a engenheira Ana Cristina, de 57 anos, o ambiente da Vila do Forró, especialmente do Barracão da Sergipe, foi a oportunidade perfeita para curtir o forró tradicional com toda a família, principalmente pelo aspecto acolhedor e familiar do espaço. “Preferimos este forró de serra, este ambiente de família, a quadrilha, o trio, as comidas típicas. O local e a decoração são maravilhos”, reforçou.
Assim como ela, o técnico em agropecuária Luiz Roberto, 58, divertiu-se na Vila do Forró acompanhado da esposa, filha e neto. Ele contou que a escolha se deu principalmente devido à pouca idade do neto, já que a Vila apresenta um ambiente com mais tranquilidade. “É um espaço cultural muito bem elaborado pelo Governo do Estado. Isso é satisfatório, porque nos dá segurança, garantia de uma brincadeira saudável, num espaço público bem valorizado e bem organizado. Estou achando o máximo”, elogiou.
Os turistas também aproveitaram ao máximo a Vila do Forró neste São João. A vendedora Eliane Oliveira, 40, é natural da Bahia, mas mora em São Bernardo/SP há mais de 20 anos. Este ano, ela decidiu passar o período junino em Sergipe, ao lado da família, que veio da Bahia, e destacou que o ambiente da Vila do Forró lhe despertou lembranças da infância. “É tudo maravilhoso. Amo forró pé de serra, amo toda essa tradição, está no meu sangue nordestino. O Nordeste é maravilhoso. É um privilégio viver este momento de São João aqui. Me recorda uma infância gostosa. São João é tudo de bom”, enfatizou.
Quem também veio curtir o período junino no país do forró foi o gerente de compras Jean Peixoto, 45, de Salvador/BA. Ele disse que vem a Sergipe sempre que possível, e desta vez aproveitou o São João para conhecer a Vila do Forró, ao lado de toda a família. “Está bacana, bem interessante, bem atrativo. A gente veio aproveitar o feriadão para dar uma curtida e uma relaxada também. Este é o tipo de ambiente que a gente gosta, bem tranquilo”, considerou.
Cultura e tradição
Dentre as principais tradições juninas, o hábito de brincar com fogos de artifício, sem dúvidas, é um dos mais populares entre as crianças. A vendedora ambulante Vânia Lima, 57, comercializa brinquedos e pequenos fogos de artifício, como traques de salão e estrelinhas, na Vila do Forró. Ela também atuou no evento no ano passado e disse que as vendas melhoraram bastante este ano. Segundo Vânia, apesar de os produtos fazerem a alegria dos pequenos, também são bastante procurados pelos adultos, o que ela considera fundamental para manter o costume vivo. “As crianças e os adultos ficam muito felizes. É maravilhoso”, pontuou.
Mais informações na fonte: https://www.se.gov.br/noticias/sergipe-pais-do-forro/sergipanos_e_turistas_destacam_ambiente_acolhedor_da_vila_do_forro_no_dia_de_sao_joao