Dos 5.582 registros de candidatura recebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) para as eleições municipais de 2024 no estado, 128 foram indeferidos ou aguardam recurso – 2,2%. Os dados são da Justiça Eleitoral.
De acordo com o TRE-SE, o principal motivo de indeferimento das candidaturas foi ausência de condição de elegibilidade (24%), seguido por ausência de quitação eleitoral (21%) e indeferimento do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) do partido político, federação ou coligação (15%).
Além disso, Sergipe registra 146 renúncias à disputa do pleito deste ano. Outras seis candidaturas ainda aguardam julgamento.
Entre as pessoas candidatas que receberam indeferimento pela Justiça Eleitoral, cinco concorriam ao cargo de prefeito, nove ao de vice-prefeito, e 77 disputavam para vereador.
Brasil
A nível nacional, 19.941 candidaturas foram indeferidas ou aguardam recurso, ou envolvem renúncia, falecimento ou cancelamento pelo partido. O número representa cerca de 4% do total de registros do Brasil.