Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Eleições 2024: conheça o perfil das mulheres candidatas em Sergipe

No estado, só 35% das candidaturas são femininas, embora mulheres sejam maior parte do eleitorado sergipano

PSD e União Brasil são partidos que mais concentram candidatas. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A maioria das candidatas mulheres das eleições de 2024 em Sergipe se declararam negras (59%). Além disso, a faixa etária de 40 a 44 anos é a mais frequente (341) e ensino médio completo é o principal grau de instrução (41%).

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), analisados por Casa de Sopapo. 

A ocupação mais declarada pelas candidatas foi servidora pública municipal (124), seguida por dona de casa (123) e professora de ensino fundamental (78). 

A maior parcela das candidaturas é de mulheres solteiras, que compõem 54% do total de 1.947. Em seguida, vêm as casadas (31%) e divorciadas (10%). 

Seguindo a tendência geral no estado, o Partido Social Democrático (PSD) é a sigla que mais concentra candidatas, com 274 concorrendo a vereadora, 7 a prefeita e 7 a vice-prefeita.

O União Brasil é a segunda legenda com mais mulheres em disputa no pleito deste ano (241), seguida pelo Partido Progressistas (PP), com 196. 

Desigualdade

Apesar de a população feminina compor a maioria do eleitorado sergipano (52,9%) e dos habitantes de Sergipe (52,1%), candidaturas de mulheres são só cerca de 35% das 1.947 registradas para as eleições deste ano. 

No Brasil, os partidos são obrigados a assegurar mínimo de 30% e máximo de 70% de candidaturas de cada sexo. A distribuição de recursos do Fundo Partidário deve seguir a exata proporção entre os sexos, segundo a legislação.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *