No primeiro turno das eleições municipais em Sergipe, realizado nesse domingo (6), só 11 das 75 cidades do estado elegeram mulheres para o comando das prefeituras pelos próximos quatro anos.
O resultado representa queda de 21% em relação ao pleito de 2020, quando 14 mulheres conquistaram o Executivo local.
Confira abaixo as eleitas e os seus respectivos municípios (as reeleitas estão em negrito):
- Izabel de Nollet (União) – Divina Pastora;
- Zete de Janjão (PSD) – Gararu;
- Gabi de Lica (PP) – Itabi;
- Jeane da Farmácia (PL) – Nossa Senhora Aparecida;
- Luana Oliveira (PSD) – Nossa Senhora da Glória;
- Ianna de Dr. Thiago (PSD) – Nossa Senhora das Dores;
- Iara Martins (PSD) – Pacatuba;
- France de Domingos (PSD) – Pedrinhas;
- Daiane Oliveira (Podemos) – Siriri;
- Cleane de Everton (União) – São Miguel do Aleixo;
- Juliana Cardoso (Republicanos) – Umbaúba.
Três prefeitas tentaram se reeleger neste ano e não conseguiram: Esmeralda (PSD), em Carmópolis, Clara Rollemberg (PP), em Divina Pastora, onde Izabel de Nollet venceu, e Aline Vasconcelos (Republicanos), em Poço Redondo.
Ao todo, foram 51 candidatas a prefeituras em Sergipe. Porém, neste ano, 41 municípios não tiveram mulheres disputando o Executivo local, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Aracaju, Emília Corrêa (PL) disputa o segundo turno contra Luiz Roberto (PDT).
Desigualdade
As câmaras municipais no estado também terão baixa representação feminina. Das 812 pessoas eleitas para o cargo de vereador, só 154 são mulheres (19%), enquanto homens são 658 (81%).
O número, no entanto, é levemente superior ao registrado em 2020. Nas eleições daquele ano, 134 mulheres conseguiram uma cadeira no Legislativo municipal, cerca de 16% do total de 805 eleitos para vereador.
A desigualdade de gênero também é observada entre os eleitos à vice-prefeitura em 2024: 20 mulheres (27,7%) contra 52 homens (72,2%).
Eleitorado
Apesar disso, mais da metade do eleitorado sergipano é feminino. O estado tem 917.449 mulheres registradas pela Justiça Eleitoral – 53% do total. Os outros 816.336 são homens – 47%.
Ainda, em nove a cada dez municípios de Sergipe, as mulheres são a maioria dos eleitores. Em apenas seis cidades do estado a população masculina compõe a maior parcela das pessoas aptas a votar.